A Medicina Tradicional Chinesa (MTC) é, possivelmente, a mais antiga das Medicinas, como também a mais praticada ao longo da História da Humanidade. A sua utilização no mundo civilizado tem demonstrado eficácia, ao longo dos séculos, sendo a sua prática promovida e divulgada pela própria Organização Mundial de Saúde (OMS).
A Acupunctura e a Fitoterapia Chinesas são os dois ramos principais da MTC, que engloba também a massagem (Tui-na), a dietética e a ginástica energética (QI Gong), bastante utilizados na China e actualmente por todo o mundo.
Como funciona
Sendo o corpo humano dotado de capacidade natural e inata de se regenerar, a Acupunctura e a Fitoterapia chinesa são métodos que permitem estimular essa mesma capacidade, eliminando bloqueios e restabelecendo o equilíbrio energético.
Fitoterapia – A Fitoterapia Chinesa é constituída por diversos compostos de plantas, administrados por via oral, quer sob a forma de gotas, cápsulas ou comprimidos. A sua acção também é energética, potencia e complementa os efeitos da acupunctura. Por serem equilibradas e experimentadas há milhares de anos, produzem resultados terapêuticos com a garantia de não provocarem efeitos secundários nem toxicidade para o organismo.
Acupunctura – Existem no nosso corpo meridianos ou canais que transportam e armazenam a energia de cada órgão, estabelecendo relações com todas as estruturas do organismo: pele, ossos, tendões, órgãos internos e células. De acordo com o efeito terapêutico pretendido, são estimulados determinados pontos, localizados ao longo dos meridianos, através da inserção de agulhas finíssimas, maleáveis, inquebráveis e descartáveis, com o intuito de influenciar o fluxo de energia no organismo.
Após a consulta inicial onde é feita a avaliação do estado energético do paciente, determina-se o conjunto de pontos de acupunctura a utilizar e o número de sessões necessárias para restabelecer o equilíbrio energético. Regra geral é efectuada uma sessão de acupunctura por semana.
Acupunctura Pediátrica - É um método particularmente indicado para crianças e bebés, a quem é mais difícil a aplicação das agulhas. Traduz-se basicamente na estimulação dos pontos de acupunctura através de um aparelho especialmente desenvolvido para o efeito, substituindo assim as agulhas, sem qualquer dor ou desconforto.
Lipólise – Técnica mais recente que deriva da acupunctura. Utilizada no emagrecimento, e extraordinariamente útil na eliminação de celulite e gordura localizada.
Segundo normas da Organização Mundial de Saúde (OMS) e de acordo com o NIH (National Institute of Health), a prática da Acupunctura aplica-se às seguintes situações, entre muitas outras:
- Sinusite; Bronquite; Asma; Alergias
- Colite; Obstipação; Diabetes; Miopia
- Cefaleias e enxaquecas
- Paralisia facial; Sequelas de AVC
- Ciática; Lombalgia; Reumatismo
- Acne; Psoríase; Hepatite
- Tabagismo, Alcoolismo e Outras
- Ansiedade; Depressão; Fobias; Insónia
- Arritmias; Palpitações; Hipertensão
- Má circulação periférica; Varizes
- Infecções urinárias de repetição
- Esclerose múltipla; Parkinson; Alzheimer
- Obesidade; Celulite
Terapeuta
Dr. Rui Cancela
Sem comentários:
Enviar um comentário