Sabendo que a motricidade assume um papel, ao longo da vida, fundamental ao longo do desenvolvimento das restantes áreas, nomeadamente, a cognição, a linguagem e o domínio sócio-emocional, torna-se determinante a existência de contextos que permitam ao paciente a realização de situações favorecedoras do desenvolvimento de competências.
A Psicomotricidade é assim concebida como a integração superior da motricidade, contribuindo para incentivar a prática motora em todas as etapas da vida. Para ser trabalhada de uma forma adequada, necessitam que sejam utilizadas funções motoras, perceptivas, afectivas e sócio-motoras, para que o paciente explore o ambiente, passando por experiências concretas.
De acordo com as necessidades de cada paciente são oferecidas experiências concretas que decorrem num ambiente lúdico, onde o fazer, o experimentar, o vivenciar e posteriormente o reflectir sobre a acção são possíveis e determinantes para o desenvolvimento e bem-estar do paciente. Desta forma, através de sessões de Psicomotricidade, procura-se aumentar e melhorar o potencial dos pacientes, bem como proporcionar-lhes situações de sucesso, no sentido de tirar partido da maior variabilidade possível de experiências.
Dependendo da problemática apresentada e das carências evidenciadas determinadas pela avaliação é traçado um programa de intervenção onde as áreas adquiridas serão potencializadas e as áreas em défict promovidas.
As áreas de intervenção situam-se ao nível do controlo tónico, postura, equilibração, esquema e imagem corporal, estruturação espácio-temporal, percepção, ritmo, coordenação dinâmica global, coordenação motora fina e são desenvolvidas essencialmente através de actividades expressivas e lúdicas de forma a criar espaços de intervenção cativantes e motivadores.
A necessidade de proporcionar ao paciente, desde cedo, vivências que lhes permitam ter um desenvolvimento mais harmonioso deverá constituir a principal prioridade do Psicomotricista.
Destina-se essencialmente a crianças, jovens e adultos com:
- Atraso de Desenvolvimento;
- Problemas Psicomotores e de incidência corporal;
- Dificuldades de Aprendizagem;
- Hiperactividade;
- Dificuldades de Comunicação e de Contacto;
- Problemas Emocionais e alterações do comportamento
- Perturbações da Linguagem;
- Doenças Crónicas
Na Clínica Santa Beatriz serão realizadas sessões individuais, com duração de 60 minutos.
Dra. Ana Monteiro
(Psicomotricista – Licenciada em Reabilitação Psicomotora)
Sem comentários:
Enviar um comentário