O que é o Pilates?
Criado por Joseph Pilates, na 1ª metade do séc. XX, nos EUA, foi um dos primeiros sistemas ocidentais de exercício físico a apresentar uma perspectiva holística da condição física e do bem-estar.
Trabalha os músculos da região central do corpo, ‘core muscles’, melhora a postura, a consciência corporal, o controlo da respiração, a circulação, o equilíbrio, a mobilidade, a flexibilidade, o controlo do movimento, a força e a resistência muscular, formando um corpo longilíneo sem forçar as articulações dos seus alunos. Para além disso, alivia a tensão e o stress. Corrige desequilíbrios musculares, facilita a execução de tarefas diárias, e melhora a prestação noutras práticas desportivas. O método Pilates é socialmente transversal e tem praticantes adultos de todas as idades e de ambos os sexos, que procuram a modalidade por motivos diferentes. Desde os atletas que querem melhorar a sua performance desportiva, aos que procuram o bem-estar físico e mental, aos que vêm por indicação médica. É o caso de João Miguel, 29 anos, que iniciou a prática de Pilates há cerca de um ano e meio, depois de lhe terem sido detectados vários desequilíbrios a nível muscular resultantes da prática de desporto continuado com sobrecarga muscular. Actualmente treina todas as semanas e refere como principais benefícios o «equilíbrio muscular, a diminuição de dores relacionadas com a utilização excessiva e repetitiva de alguns músculos, a capacidade de utilização correcta do corpo e melhoria ao nível da postura». Para além disso, depois de uma aula sente-se “absolutamente relaxado”!
Melhora e Previne os Problemas de Coluna e Articulares!
Dores Lombares, Desvios Posturais, Exercícios adequados a Hérnias Discais, Falta de Mobilidade na Coluna, Fortalecimento Pós-Operatório
O Centro do Pilates é a sua Coluna!
Combate a incontinência urinária!
A incontinência urinária trata-se de uma falta de controlo voluntário da micção. Muitos adultos sofrem deste problema devido ao stress. Situações diárias que aumentam a pressão abdominal, como tossir, rir, fazer exercício ou simplesmente caminhar podem causar perdas de urina.
A incontinência urinária pode ser combatida de forma eficaz, através do treino de Pilates.
Quem pode fazer Pilates?
O Pilates é um Método fantástico por conseguir adaptar-se tanto a pessoas com problemas de saúde, como a atletas à procura de um treino de alto rendimento e controlo do corpo.
Princípios do Pilates
Concentração
É fundamental para controlar o movimento e unir corpos e mente
Controlo
Os movimentos são feitos de forma lenta e controlada
Respiração
A respiração correcta é fundamental para uma melhor qualidade nos exercícios
Precisão
A técnica é fundamental para a qualidade do movimento
Movimentos Fluidos
Devem ser suaves, contínuos e mantendo sempre o mesmo ritmo
Centralização
A activação da zona abdominal é importantíssima na execução de qualquer movimento
Isolamento
É treinada cada parte do corpo isoladamente, procurando recrutar apenas os músculos necessários a cada acção
Repetição
Só com uma prática regular e a repetição dos exercícios é possível atingir resultados visíveis e duradouros
“Em 10 sessões irá sentir-se melhor;
Em 20, sentir-se-á ainda mais;
E em 30, terá um corpo completamente diferente.”
Professor Pedro Candeias
Sem comentários:
Enviar um comentário