terça-feira, 27 de março de 2012

BRANQUEAMENTO DENTÁRIO A LASER


Porque deve fazer um branqueamento dentário?

Actualmente a estética tem um papel de grande importância no quotidiano de qualquer pessoa. Assim, o branqueamento dentário a laser que se enquadra  na estética dentária, assume maior relevância para todas as pessoas que dão ênfase à sua imagem.
Branquear os dentes é acima de tudo um acto de cuidado estético, mas que pode ter efeitos extremamente positivos em termos de auto-confiança. Lembre-se, a sua imagem é o seu cartão de visita, quer junto da sua família e amigos, quer no emprego, numa festa, ou em qualquer circunstância do seu quotidiano.

Como funciona o branqueamento dentário?

O branqueamento dentário é um processo de eliminação de manchas e descoloração controlada dos dentes de forma a torná-los mais brancos.
Em termos simples, trata-se da aplicação de um gel para penetrar no interior dos dentes e que os torna mais brancos.
O seu dentista coloca o gel branqueador nos seus dentes, protege as suas gengivas e depois aplica um feixe de luz (frequentemente chamado de laser) para acelerar o processo de branqueamento. Os seus olhos estarão protegidos por óculos especiais e a incidência de luz apenas se foca nos dentes.
Na realidade não é usado nenhum laser, mas mesmo assim convencionou-se que estas intervenções são um branqueamento dentário a laser muito porque se aplica uma luz (regra geral azul) e que dá a ideia de ser um laser. Não se preocupe, é um feixe de luz inofensivo que apenas serve para activar o gel branqueador.
Cerca de 30 mn depois, estará terminado o tratamento. O seu dentista removerá o afastador dos lábios e outras protecções e lavará os seus dentes.

Antes do Branqueamento dentário faça uma limpeza aos dentes!

Antes de fazer um branqueamento dentário considere consultar o higienista oral por uma simples razão – algumas manchas e tártaro desaparecem se simplesmente fizer aquilo que se designa vulgarmente como sendo uma “limpeza aos dentes”. Claro que o resultado final não é comparável de modo algum a um branqueamento, mas considere que é apenas um passo preliminar a um clareamento dental.
E uma vez que falamos destas duas formas de obter dentes mais brancos, gostaríamos de salientar desde já que se trata de duas intervenções totalmente diferentes. A limpeza incide essencialmente no exterior dos dentes, eliminando manchas superficiais e tártaro.
Já o branqueamento incide no interior do dente eliminando de forma eficaz manchas e dando aos dentes uma cor mais clara que através de uma simples limpeza seria impossível. Logo, uma limpeza nunca substitui um branqueamento dentário. Aliás, os resultados de uma simples limpeza em alguns casos são nulos. Basta para isso que a sua dentição esteja de perfeita saúde, sem tártaro nem manchas (de café e tabaco por exemplo). 
A maior parte dos dentistas antes do branqueamento dentário a laser tem a precaução de avaliar se há necessidade de fazer uma limpeza. Afinal não faria sentido branquear dentes com tártaro ou manchas que um branqueamento não eliminaria. Assim, verifique primeiro, antes de considerar clarear os dentes se deve fazer uma limpeza aos dentes.
Só posso branquear os dentes numa clínica dentária?

Não. Pode também fazer um branqueamento dentário em casa.
  • Clínicas dentárias/dentistas
  • Kits comprados nas clínicas
Quanto à eficácia, estão todos muito próximos. Senão veja, branquear os dentes no dentista ou em casa (com produtos comprados no dentista) tem praticamente a mesma eficácia (esta depende apenas da forma como você mesmo aplica o gel em casa):
  • O produto é praticamente o mesmo
  • Em casa aplica-se o gel numa moldeira, no dentista o gel é aplicado directamente nos dentes
No dentista é aplicado um “laser” para acelerar o processo, em casa, sem o “laser”, apenas tem de repetir a aplicação do gel branqueador para obter praticamente os mesmos resultados

E os resultados afinal valem a pena?

Se valem! Não é por acaso que artistas, actores e até políticos branqueiam os dentes, afinal pretendem ser mais atraentes ter uma imagem mais cuidada. Porque acha que se diz que um sorriso vale mais que mil palavras? E se for um sorriso bonito e saudável melhor ainda!
Os resultados que poderá obter, não são iguais para todas as pessoas. Variam conforme a aplicação e ainda de acordo com a constituição dos dentes (e do seu estado de conservação) de cada pessoa. A maioria das pessoas passa a ter dentes muito mais brancos, mas outras há que apenas obtêm resultados satisfatórios.

Dói branquear os dentes? E tem efeitos secundários?

Algumas pessoas não experienciam qualquer dor ou sensibilidade após um branqueamento. No entanto a maioria irá de facto sentir alguma sensibilidade durante ou após o tratamento. Isto é descrito muitas vezes por pequenas dores esporádicas. Não se preocupe, é natural, além disso passará cerca de 48 horas depois do tratamento. Para aliviar a sensibilidade poderá tomar analgésicos simples, por exemplo daqueles que utiliza para as dores de cabeça (aspirina, trifene, paracetamol…). É também aconselhado que durante estas 48 horas não ingira alimentos demasiado quentes ou frios.

* Nota: o gel branqueador é constituído normalmente por peróxido de hidrogénio ou outros derivados de peróxido em concentrações (de 10% a 30% ou até mais) que são perfeitamente seguras e testadas para que os dentes não sofram danos.

Sem comentários:

Enviar um comentário