terça-feira, 27 de março de 2012

PROGRAMA NACIONAL DE PROMOÇÃO DA SAÚDE ORAL


O Programa Nacional de Promoção da Saúde Oral consiste em alargar o acesso de grupos prioritários e vulneráveis a cuidados de medicina dentária, em especial as crianças, as grávidas e os idosos com baixos rendimentos.
Diminuindo assim a incidência e a prevalência das doenças orais nestes grupos-alvo (crianças, grávidas e idosos) para que conhecimentos e comportamentos relacionados com a saúde oral sejam precocemente interiorizados e progressivamente assumidos ao longo do ciclo de vida.

Programa de Saúde Oral alargado a Grávidas e a Pessoas Idosas

As doenças orais, como a cárie dentária e as doenças periodontais, são um sério problema de saúde pública, uma vez que afectam grande parte da população, influenciam os seus níveis de saúde, de bem-estar, de qualidade de vida e são veráveis a estratégias de intervenção conhecidas e comprovadamente eficientes.
 Para ter acesso ao cheque dentista a grávida e a pessoa idosa deverá dirigir-se ao seu médico de família e solicitar as informações necessárias para poder estar integrado neste Programa.

 * A prevenção e o controlo das doenças orais implicam a execução sistemática e continuada de actividades de promoção da higiene oral, educação alimentar, aumento da resistência dentária e tratamento, tão precoce quanto possível, das
lesões que a prevenção não conseguir evitar.

Grávidas

As mulheres grávidas representam um grupo de risco, uma vez que as alterações hormonais, características deste período, aumentam a frequência das doenças periodontais que por sua vez, são condicionadas pelas práticas de higiene oral, que não sendo adequadas podem favorecer o aumento da incidência e da gravidade da cárie dentária.
Estudos recentes indicam que pode existir associação entre o nível de doença oral da grávida e a ocorrência de prematuridade, baixo peso à nascença e pré-eclampsia. Outros, também evidenciam a existência de transmissão mãe-filho de bactérias patogénicas envolvidas na génese da cárie dentária.

*A atribuição do 1º cheque dentista será efectuada pelo Centro de Saúde.
*A entrega do 2º e 3º cheques dependerá do plano de tratamento estabelecido na primeira consulta, pelo estomatologista/médico dentista aderente.
*A execução destes tratamentos pode ser concluída até 60 dias pós-parto.


Idosos

O processo de envelhecimento contribui, também, para uma maior ocorrência de problemas de saúde oral, designadamente de doenças periodontais e perda de peças dentárias.

* Pretende-se garantir o acesso das pessoas beneficiárias do complemento solidário para idosos a um conjunto de cuidados de medicina dentária, nas áreas de diagnóstico, prevenção e tratamento.
*Os cheques-dentista, no máximo de dois por ano, darão acesso a um conjunto de cuidados de saúde oral essenciais para preparar a eventual aplicação de próteses Dentárias.
*A atribuição do primeiro cheque-dentista será entregue ao utente idoso na Unidade Funcional do Centro de Saúde onde está inscrito.
*A entrega do segundo cheque dependerá do plano de tratamento estabelecido na primeira consulta pelo estomatologista/ médico dentista.

Sem comentários:

Enviar um comentário